Roteiro gastronómico por Lisboa

Fado Hotéis com Spa Hotéis em Lisboa

Roteiro gastronómico por Lisboa

Lisboa é um ótimo local de férias pelos mais diversos motivos: o clima ameno e agradável, os bairros históricos como Alfama ou o Bairro Alto, o fado, a beleza incontornável da mistura do moderno com o tradicional e claro a gastronomia!

E, é exatamente por isso, e por se comer verdadeiramente bem em Portugal (e sermos um tanto ou quanto convencidos acerca do assunto), que lhe vamos presentear com um roteiro gastronómico em Lisboa de comer e chorar por mais.

  1. O famoso e delicioso Pastel de Belém

Quando se visita Lisboa, Belém é uma paragem obrigatória, e não, não é por agrupar dos edifícios mais emblemáticos e importantes da cidade, mas sim porque têm obrigatoriamente de experimentar o icónico pastel de belém, na casa Pastéis de Belém, aberta desde 1837.

O cheiro faz-se sentir por toda a rua e são muito poucos, aqueles que não se rendem aos seus encantos.

  • Aquela patanisca de bacalhau que faz água na boca

São tipicamente portuguesas, e fáceis de encontrar, arriscamos dizer, que praticamente todas as tascas lisboetas a servem, e que bem que o fazem.

São um ótimo petisco ou entrada, mas podem ser um prato principal ainda mais divinal, acompanhadas de arroz com feijão.

Diz-se que o dos sítios que melhor as representa (a criar água na boca) é o D´Bacalhau no Parque das Nações.

  • O bom Bacalhau à Brás

Todos os que são Portugueses de gema, bem como aqueles que pela cultura se interessam já se sentaram a mesa com um bom bacalhau à brás, sendo que este prato cria alguma controvérsia. Muitos defendem que é fácil e simples, mas os verdadeiros apreciadores são bastante exigentes.

E se, é exigência que procura e um prato verdadeiramente à altura do bom português ou como diz o ditado de “tirar a barriga da miséria” deve dirigir-se à Mouraria e entrar diretamente no Velho Eurico, uma tasca que preserva a tradição com um twist de modernidade.

  • Os Peixinhos da horta

São uma delícia para miúdos e graúdos, são simples rápidos e conhecidos por todos os portugueses, do Norte ao Algarve. Mas, de facto, é Lisboa que os celebra de todas as formas e feitios.

São uma espécie de feijão-verde panado, mas há quem o faça com espargos ou outros legumes, são saudáveis e saborosos e um dos melhores sítios para os provar são as Velhas na Avenida da Liberdade.

  • Um “Polvinho à lagareiro”

É versátil, é português e são poucos os que visitam o país e não o provam.

Portugal prima pela sua imensa costa, que nos presenteia com peixe de grande qualidade, marisco e molúsculos, e por isso mesmo o polvo à lagareiro é umas das iguarias mais recomendadas para quem visita a cidade de Lisboa.

O Dom Feijão é um restaurante familiar, em Alvalade, onde os petiscos são consideradas verdadeiras iguarias, sendo o polvo à lagareiro a joia da casa e um dos primeiros pratos a esgotar diariamente.

  • “Ginjinha” no copo de chocolate

Gostamos de terminar em grande, e por esse motivo, esta última iguaria deve ser provada após qualquer um dos pitéus mencionados estar findado.

É uma bebida doce, é considerada um digestivo, celebra Lisboa na sua essência, mas é em Óbidos que se produz a grande maioria. O melhor é que vem com brinde, pois o copo onde a servem é de chocolate, pelo que pode ser comido no final.

Irá ver menções da mesma, um pouco por toda a cidade, mas o nosso conselho é que se dirija ao Rossio e procure a Ginjinha Espinheira, não se irá arrepender.

Lisboa é absolutamente encantadora, bairrista, real, com gentes da terra que celebram tudo o que há de bom a nível nacional, portanto se pretende emergir na cultura lusa e conhecer do melhor que por cá se faz gastronomicamente, este é, certamente, um roteiro que quererá seguir.

Se ficou entusiasmado com a ideia de conhecer esta cidade repleta de encantos, reserve o Jupiter Lisboa Hotel!

Back To Top
.
Change Language