O Natal no Algarve

Hotéis com Spa Hotéis para Familias Hotéis para Passar o Natal Passagem de Ano Passagem de Ano Algarve Restaurantes em Portimão

O Natal no Algarve

Já se imaginou a celebrar a época festiva mais importante do ano, junto ao mar, com sol e temperaturas amenas?

Caso a resposta seja não, este ano desafiamo-lo a vir celebrar a quadra natalícia, na nossa companhia, pela região Algarvia.

Como em todas as localidades, existem costumes e segredos por desvendar, a nossa missão neste artigo é dá-los a conhecer.

Cheira a Natal

O dia 01 de Dezembro é sempre uma lufada de ar fresco para os apaixonados da temporada festiva, uma vez que representa um marco de mudança: O primeiro sinal é proveniente do ar, devido ao que a própria quadra apela, é possível cheirar, um pouco por todo o lado, o fumo das lareiras, das castanhas e do bolo-rei que todos adoramos, demais a mais, as ruas ficam iluminadas e cintilantes, bem como as casas enfeitadas com coroas e muito mais.

Para além disso, é no mês de Dezembro que começam as icónicas feiras de natal, bem como, os presépios de todas as formas e feitios- gigantes, minúsculos, reais e muito mais. 

Em Portimão, passou a ser tradição entre 01 de dezembro e 06 de janeiro que a cidade fosse transformada numa Aldeia de Natal, com inúmeras atrações para miúdos e graúdos.

No entanto, destacam-se os miúdos, devido a uma particularidade: esta é a ocasião pela qual esperaram um ano inteiro, entregar a sua carta ao Pai Natal, enquanto os pais passeiam pelas imensas barraquinhas disponíveis na feira e ouvem os cânticos típicos da época.

A Consoada

A noite da consoada é um momento muito desejado, alguns consideram-no o dia mais especial do ano, onde toda a família se reúne a mesa.

Os pratos mais convencionais e aclamados na gastronomia lusitana são o bacalhau cozido, com as couves e batatas e o galo assado. No entanto, deve garantir-se espaço para as sobremesas que são sempre imensas e extremamente deliciosas: sonhos, pastéis de batata-doce, torta de claras, troncos de natal, doce fino, entre muitas outras!

Seguem-se as partidas de cartas e os jogos de mesa entre a família, ou até mesmo aqueles filmes clássicos que já vimos dezenas de vezes até à vinda do Pai Natal.

O grande almoço de Natal

No dia 25 de dezembro, dia de natal, voltasse a juntar todos os membros da família à mesa, mas já com as prendas abertas, para o famoso almoço de natal. Os pratos mais convencionais são a ilustre “roupa velha de bacalhau” feita com as sobras da noite anterior ou o aclamado polvo no forno, tipicamente Algarvio.

Após o almoço, adultos e graúdos aproveitam o dia e a companhia das suas famílias para passear à beira-mar, ou no campo, desfrutando das boas temperaturas, que por norma, se fazem sentir.

Sugestão Natalícia

Caso queira passar um Natal sem preocupações, correrias e preparações, nós temos a solução!

O Jupiter Algarve Hotel preparou um jantar buffet com todas as iguarias tradicionais do Natal português e uma melodia de sobremesas.
Para o dia de Natal, 25 de dezembro, para além do tradicional Almoço de Natal buffet, há lugar a um Jantar de Gala onde poderá deliciar-se com diversas iguarias natalícias.
Está também disponível um Programa de Natal, que inclui a Consoada Jantar de Gala no dia 25 de dezembro.

Veja também as ofertas de Passagem de Ano no Jupiter Algarve Hotel.

Back To Top
.
Change Language