Locais típicos a não perder no Algarve

Hotéis com Spa Hotéis para Adultos Hotéis para Familias Hotéis românticos Hotéis Tudo Incluído

Locais típicos a não perder no Algarve

Hoje, viemos contar-lhe um segredo que só alguns algarvios sabem, acerca das aldeias e vilas mas icónicas da região. E, sabe que mais? Não vai encontrar nada mais algarvio que isto.
São várias e encantam todos aqueles que por cá passam, dispersas e longínquas, mas únicas e icónicas, pelas suas estórias e beleza.
Não precisamos de ir muito longe para começar a enumerá-las, assim sendo estrearemos este artigo com aquela que é para muitos a mais excecional, nós apenas podemos garantir que é a mais instagramável, e quanto ao resto, deixaremos ao seu critério a celebre decisão.
Aproveitamos ainda a ocasião para relembrá-lo que as férias exigem preparação, e por si isso temos um guia para as férias perfeitas que não vai querer perder.

BURGAU
É conhecida como a Santorini Portuguesa, mas o seu verdadeiro nome é Burgau.
Localiza-se em plena Costa Vicentina, concretamente no concelho de Vila do Bispo e é uma vila, com uma tradição piscatória centenária.
As casas pequenas brancas e azuis, rodeadas pela praia de águas calmas e cristalinas, tornam-na no sonho de qualquer instagrammer!

PEDRALVA
O concelho de Vila do Bispo esconde alguns dos sítios mais maravilhosos, que irá conhecer no Barlavento Algarvio. A Pedralva é conhecida por muito poucos, a não ser por aqueles que nestas terras habitam, e a verdade é que dificilmente se irá cruzar com muitos portugueses na sua visita a esta aldeia tão bela.
Um verdadeiro refúgio, onde a paz e tranquilidade reinam como em poucos lugares deste país.
Todas as casas da aldeia foram recuperadas para turismo rural, a beleza e serenidade que emanam deixam qualquer um boquiaberto, e se, procura um serão em família, vamos contar-lhe um pequeno grande segredo: nesta aldeia existe uma pizzaria com a melhor massa que alguma vez irá provar, a Pizza Pazza, mas reservar é obrigatório, pois encontra-se sempre lotada.

MONCHIQUE
Já no concelho de Portimão, também existem algumas “pérolas” que não quererá perder.
Monchique é, na nossa humilde opinião, uma delas.
É na serra que esta se situa, e é considerada o ponto mais alto do Algarve.
Desde a paisagem, às águas termais com poderes milagrosos e à gastronomia, o que não falta são motivos, para passar um dia nesta vila tão icónica.
No seu topo, a Foia, é possível vislumbrar a serra e o mar em vistas panorâmicas, e a sensação é de plenitude e gratidão.
Existem várias atividades que poderá realizar, desde passeios pedestres, passeios de jipe, ou até mesmo uma visita às caldas, como já dissemos as opções são imensas!
Para finalizar, se é fã de enchidos e comida típica, visite a Charrete e opte por uma cozido à Monchique, e no final prove o melhor medronho do país, não se irá arrepender.

ALVOR
A cerca de 4 quilómetros de Portimão, a pitoresca vila de Alvor debruçasse no estuário do rio, e tem um pôr-do-sol com vistas, que certamente não irá querer perder, acompanhadas de peixe ou marisco, como berbigão ou lingueirão.
Garantimos que são do melhor que por cá irá encontrar e existe um festival onde estas iguarias são celebradas e cozinhadas a rigor. Ficou curioso? Saiba mais sobre a oferta cultural Algarvia neste Verão e fique a par de todos os eventos da região.
Para além do mencionado, é ideal para famílias devido à sua proximidade da praia e ambiente familiar.

FERRAGUDO
Do outro lado do rio Arade existe uma das localidades mais aclamadas da região, Ferragudo, uma vila piscatória com mais de 500 anos de idade, que se localiza no concelho de Lagoa, cujas praias são um sonho. Fique a conhecer algumas das melhores praias do Algarve.
O rio parece tentar invadir esta bela vila através dos muros que a rodeiam, e a paisagem, que se deixou preservar intacta, é composta por barcos de madeira icásticos.
No cais vasco da gama, junto ao Jupiter Marina Hotel é possível apanhar ferrys marítimos até Ferragudo, bem como, realizar inúmeras digressões pela costa, passando pela vila para uma sardinhada, não esquecendo as belas praias que a compõem.

ALTE
Não é só o Barlavento Algarvio que é munido de paisagens verdadeiramente idílicas, que só parecem existir nos filmes. Um exemplo muito concreto disso é Alte, uma encantadora aldeia localizada em Loulé, no Sotavento Algarvio.
É considerada por alguns a aldeia mais graciosa da região devido às suas particularidades e localização, nomeadamente, a conservação da arquitetura tradicional, das açoteias, das chaminés e o pavimento típico de calçada portuguesa.
Existe um sítio particularmente aclamado nesta localidade, as suas encantadoras fontes, com águas cristalinas oriundas da ribeira de Alte onde poderá passar um dia em família, fazer um churrasco, piqueniques e dar muitos mergulhos, asseguramos que lhe irá parecer o paraíso.

Back To Top
.
Change Language